Se antes os idiomas menos populares não eram representados pelas 7 maravilhas do mundo. Hoje a diversidade dita a lista.
As 7 Maravilhas do Mundo Moderno têm esse nome não à toa. Na Antiguidade, outros locais foram escolhidos para representarem o que o mundo tinha de melhor. Eram eles: Jardins suspensos da Babilônia (Iraque), Pirâmides de Gizé (Egito), Estátua de Zeus (Grécia), Templo de Ártemis (Turquia), Mausoléu de Halicarnasso (Turquia), Colosso de Rodes (Grécia) e Farol de Alexandria (Turquia).
Porém, em 2007 uma organização suíça se propôs a atualizar essa lista de acordo com o que chamou de “Mundo Moderno”.
Assim, inicialmente 222 lugares foram escolhidos, depois reduzidos para 77 e após uma eleição, escolheu-se o novo top 7 mundial, sendo composto por: Cristo Redentor (Brasil), Taj Mahal (Índia), Muralha da China (China), Machu Picchu (Peru), Coliseu de Roma (Itália), Ruínas de Petra (Jordânia) e Chichén Itza (México).
Da perspectiva linguística, as 7 Maravilhas do Mundo anteriores representavam apenas o grego, turco e árabe, demonstrando até que sociedades eram as mais relevantes da época. Entretanto, o mundo mudou, e hoje, as novas 7 Maravilhas representam 6 idiomas.
1- Cristo Redentor (Brasil)
O representante brasileiro é quem traz o português para essa seleta lista. A língua portuguesa é o idioma oficial em 9 países e falada por mais de 250 milhões de pessoas.
2- Taj Mahal (Índia)
O Taj Mahal traz para a seleção, o inglês e hindi como línguas oficiais. Entretanto, devido à sua superpopulação, com o tempo surgiram outras versões do idioma país adentro que fez as autoridades reconhecerem 22 línguas como legítimas. Em outro post nosso, trouxemos alguns números impressionantes sobre a linguagem do país.
3- Muralha da China (China)
Como a língua mais falada do mundo, não poderia faltar o mandarim, sendo representado pela Muralha da China.
Considerando o número de falantes do idioma, o número beira (se já não chegou) a um bilhão!
4 e 5 – Machu Picchu (Peru) e Chichén Itza (México)
Esses dois locais representam os nossos “hermanos”. Ambos possuem o espanhol como a língua oficial, sendo essa, a quarta língua mais falada no mundo, atrás do inglês, mandarim e hindi, totalizando 538 milhões de falantes.
6- Coliseu de Roma (Itália)
O Coliseu foi a representação do poder do Império Italiano por muitos anos, e hoje em dia, marca a presença do idioma italiano.
A língua é falada por 50 milhões de pessoas e além da própria Itália, ela é o idioma oficial do Vaticano, San Marino e Suíça!
7- Ruínas de Petra (Jordânia)
Dentre as 7 escolhidas, esse ponto representa o árabe, sexto idioma mais falado no mundo. Atualmente existem 350 milhões de pessoas com o árabe como primeira língua e mais de 58 países que a usam constantemente.
E aí? Já visitou algum local dessa lista?